quarta-feira, 9 de abril de 2008

Aplausos?! Apupos!!

Que ingratos somos!
Ora vejam a abertura, a flexibilidade e a disponibilidade para o diálogo do nosso ME!

Disposto a seduzir-nos, com uma página graficamente melhorada (http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgrhe.min-edu.pt/) a DGRHE apresenta-se-nos, qual produto publicitário, em enfeitiçadora comunicação como o seu público.
Tendo por fundo um quadro onde se inscreveram expressões matemáticas, uma imagem criteriosamente escolhida (no caso, como o sexo feminino impera em número quando percentualmente comparado com o masculino) - a de um jovem macho, garboso, que nos olha, discretamente ruborizado em atitude de confiante e avisada sedução. Enroupa a postura elegante um clássico blazer de bombazina bege sob uma oportuna camisa azul-clara que casa convenientemente com o tom dos olhos, azuis (tudo é representativo da imagem do professor: homem, jovem, de olhos claros, semblante de segura felicidade...).
O verde-anis realça na sobriedade do fundo preto e contribui para a esperança consubstancializada no slogan "Uma vida, uma carreira".

Mas a mensagem não entranha, estranha.

O ME procura lavar a imagem, mas o professor real há muito aprendeu que a esperança come-a o burro.

E para dar corpo ao ditado popular, numa outra página, parda, o mesmo ME anuncia o resultado da reunião havida ontem com as estruturas sindicais:
«O ME apresentou uma proposta escrita com soluções que vão ao encontro das preocupações manifestadas pela Plataforma Sindical de Professores, com o intuito de continuar a melhorar as condições de concretização da avaliação de desempenho do pessoal docente, designadamente reforçando as garantias dos professores avaliados»
Apetece dizer: "Vão lavar a cara!"